CBF Revela Conversa do VAR na Análise de Polêmico Pênalti para o Santos contra o Corinthians

Na manhã de hoje, segunda-feira, 30 de outubro, logo após o empate de 1 x 1 entre o Corinthians e o Santos na Neo Química Arena, a CBF divulgou o áudio da conversa do VAR durante a revisão do pênalti assinalado a favor do Santos. Este lance gerou uma série de polêmicas do lado dos torcedores corinthianos no final do segundo tempo. O time do Corinthians expressou sua insatisfação em relação à decisão da arbitragem, que resultou no gol marcado pelo atacante Mendoza.

Na conversa registrada, o árbitro de campo, Anderson Daronco, comunicou ao chefe da cabine do VAR, Wagner Reway, que ele não conseguiu identificar um toque do jogador do Corinthians, Bruno Méndez, no jogador do Santos, Soteldo, porque sua visão estava “obstruída”. No entanto, a equipe de vídeo sugeriu a revisão da jogada no monitor, e com base nessa análise, Daronco alterou sua decisão, argumentando que o zagueiro uruguaio “interrompeu a passagem” do atacante venezuelano.

CBF divulga diálogo do VAR em análise de pênalti polêmico a favor do Santos contra Corinthians
Foto: Reprodução/CBF.

Parafraseando as palavras de Reway: “Ele (Bruno Méndez) colocou o pé na trajetória do jogador (Soteldo), entendido? Vou mostrar outro ângulo, que permite uma visão limitada do contato, mas o movimento é perceptível. O ângulo superior. Vamos lá, reproduza o vídeo, dê um zoom (…) Ele colocou o pé na trajetória do jogador e obstruiu a sua passagem”, disse Reway, sugerindo a Daronco que revisasse o lance.

Posteriormente, Anderson Daronco concordou com a análise de Wagner Reway, concluindo que Bruno Méndez “interrompeu” Soteldo na jogada, e, portanto, reverteu sua decisão anterior, assinalando o pênalti a favor do Santos. Mendoza cobrou o pênalti com sucesso nos momentos finais do segundo tempo. Abaixo, você pode ler a conversa completa.

“Com esse toque, ele (Méndez) acabou interrompendo. O jogador número 25 (Méndez) obstruiu a passagem. A decisão é um pênalti sem a necessidade de um cartão amarelo”, declarou Daronco.

A marcação do pênalti gerou uma série de reclamações por parte da equipe do Corinthians, que incluiu o presidente Duilio Monteiro Alves, o gerente de futebol Alessandro Nunes, o treinador Mano Menezes e jogadores como Fausto Vera, Cássio, Fábio Santos e Renato Augusto. O lateral-esquerdo e o meio-campista, inclusive, mencionaram que Soteldo pediu desculpas aos corinthianos para evitar receber um cartão amarelo por simulação.

Apesar disso, o resultado não foi positivo para o Corinthians, que alcançou o quarto empate consecutivo por 1 x 1 na Neo Química Arena, sendo o terceiro na série de jogos do Campeonato Brasileiro. O Corinthians não conseguiu engrenar uma sequência de vitórias e permanece na parte inferior da tabela nacional, ocupando a 14ª colocação.