O Retorno Emocionante de Chyhi ao Shakhtar

Estou dominado pelas emoções, é claro. Tenho sentimentos confusos porque, por um lado, é um retorno, e estou muito feliz com isso, mas, por outro lado, entendo que a atual equipe do Shakhtar é muito diferente da equipe que deixei, então haverá muitas coisas novas para mim. Mas uma coisa permanece inalterada – um nível e padrões muito elevados do clube, estabelecidos ao longo de muitos anos. E este é o nível que todo jogador deseja alcançar, manter e desenvolver. Para mim, não importa o que pareça na minha idade, esta é uma grande oportunidade, grande motivação e obrigação de beneficiar o Shakhtar. Em geral, não quero dedicar muito tempo às emoções, mas gostaria de começar imediatamente a trabalhar e seguir em frente.

Uma Chance Oportuna

Após o jogo do Shakhtar contra o Metalist 1925, no qual, infelizmente, Valerii Bondar se machucou, Darijo me ligou na noite do mesmo dia, conversamos e chegamos a um acordo. Não vejo essa situação como uma ajuda temporária devido à lesão de Valerii. A maneira como vejo isso é que trabalhei muito e muito para ter essa chance, mesmo nessa idade. Portanto, estou feliz por estar aqui. Minha tarefa é ajudar o Shakhtar a atingir seus objetivos, ser útil. Não pensei muito nisso – não foi um convite, na verdade, a conversa durou 20 segundos. Ele perguntou: “Bem, Chyhi, você está pronto?” Eu respondi: “Estou pronto. Quando devo sair?” E é isso. Agradeço ao presidente do clube Rinat Akhmetov, Serhii Palkin e, claro, Darijo Srna, pois, antes de tudo, foi iniciativa dele e ele teve um grande papel no meu retorno, e também Patrick van Leeuwen, porque, tenho certeza, tudo foi discutido com ele, e se ele não tivesse dado sinal verde, eu não estaria aqui. Sou grato a todos e estou esperando uma oportunidade de entrar na equipe e começar.

O Retorno Emocionante de Chyhi ao Shakhtar
imagem: Stanislav Vedmid/Getty

Reflexões sobre o Futebol Ucraniano

Sim, tenho acompanhado tanto o campeonato como as equipes que disputaram as competições europeias. O futebol na Ucrânia já estava atingindo um nível bastante alto antes do início da guerra em grande escala. Eles conseguiram segurar heroicamente o campeonato anterior, e acho que foi uma decisão muito importante. Isso beneficiou a seleção, os clubes e os jogadores. O nível do campeonato diminuiu com a saída de jogadores internacionais, mas isso deu aos jovens jogadores ucranianos uma grande oportunidade de ter uma chance no grande futebol e desempenhar papéis de liderança nas equipes. Foi um sucesso, e agora vejo um cenário melhor em termos de investimentos, times e organização. O futebol ucraniano está no caminho certo para o crescimento, e acredito que estará em alto nível.

Foco no Presente e no Futuro

Acho que se um jogador começa a pensar no que conquistou no passado, ele não consegue mais progredir e seguir em frente. É impossível viver no passado no futebol – é um caminho errado. Continuo jogando porque adoro futebol, tenho ambições e acredito que ainda não alcancei tudo o que quero. Não entendo como você pode se cansar de futebol. A motivação maior é vencer, vencer a próxima partida e dar o melhor em cada treinamento subsequente. Com essa atitude, espero bons resultados a cada temporada. Só olho para o futuro e tenho motivação de sobra

Objetivos do Shakhtar e do Futebol Ucraniano

O Shakhtar é obrigado a ganhar o título e a Copa todos os anos em nível nacional – esta é a tarefa número um. Também devemos jogar bem na Liga dos Campeões. Entendemos o nível disso e não fazemos declarações altas, mas devemos ir o mais longe possível nas competições europeias. A campanha anterior foi boa e forte, então o time já tem boas orientações também no cenário europeu.

Superando Desafios para Avançar

A situação é difícil, mas o futebol, como qualquer indústria, deve se recuperar e operar. O plano do inimigo é destruir nossa moral, então é nosso dever não parar e seguir em frente. Desejo a todos força mental, fé na vitória, otimismo, amor e respeito mútuo. Essas virtudes fundamentais sempre nos distinguiram como nação e povo. Os jogadores, especialmente os do Shakhtar, também desempenham um papel nisso.